Trump diz que EUA e China fecharam acordo sobre TikTok e estende prazo para venda da rede | Tecnologia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta terça-feira (16) que estende até dezembro o prazo para a venda das operações do TikTok no país.

Com a prorrogação, a ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, tem mais 90 dias para concluir a venda dos ativos da plataforma a investidores americanos. Esse prazo já havia sido adiado outras três vezes.

Mais cedo, Trump disse que os EUA e a China já chegaram a um entendimento para que o TikTok continue funcionando nos Estados Unidos.

“Temos um acordo sobre o TikTok. Temos um grupo de empresas muito grandes que querem comprá-lo”, disse Trump, sem dar mais detalhes.

A confirmação do acordo deve acontecer na sexta-feira (19), durante uma ligação entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping.

Trump confirma acordo com a China sobre operações do TikTok nos EUA

Trump confirma acordo com a China sobre operações do TikTok nos EUA

  • ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas
  • Mãe processa Roblox e Discord após adolescente sofrer abuso online e cometer suicídio

As conversas sobre o TikTok fazem parte de uma disputa maior entre EUA e China, que envolve tarifas comerciais e regras para exportação de tecnologia.

Autoridades dos EUA e da China chegaram a um acordo preliminar na segunda-feira (15), após meses de negociações. A Casa Branca tem acompanhado o processo de perto e participa ativamente das discussões.

Segundo a CNBC, o acordo deve ser concluído em até 45 dias e envolverá investidores atuais da ByteDance e novos interessados.

A Reuters não confirmou a informação da CNBC, mas publicou em abril que o plano é transformar o TikTok nos EUA em uma nova empresa, com sede no país e controle majoritário de investidores americanos.

As negociações sobre o TikTok começaram no primeiro semestre, mas foram interrompidas após a China sinalizar que não aprovaria o acordo por causa das tarifas aplicadas por Trump sobre produtos chineses.

Lei obriga venda do TikTok

A venda do TikTok pode precisar do aval do Congresso. Em 2024, os parlamentares americanos aprovaram uma lei obrigando a ByteDance a ceder o controle da operação da plataforma nos EUA.

A medida foi criada para evitar que o governo chinês tivesse acesso, eventualmente, a dados de usuários no país.

A ByteDance nega os vínculos com o governo chinês e afirma que os dados dos usuários americanos são armazenados em servidores da Oracle nos EUA. Segundo a empresa, as decisões de moderação também são feitas em território americano.

Desde que reassumiu a presidência, em janeiro, Trump evitou aplicar a lei. Segundo ele, a legislação deixaria usuários insatisfeitos e afetaria a comunicação política.

Trump, que tem 15 milhões de seguidores no TikTok, disse que a rede contribuiu para sua vitória nas eleições do ano passado. A Casa Branca também criou uma conta oficial na plataforma no mês passado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.