Trump anuncia tarifas sobre produtos farmacêuticos, móveis e caminhões pesados
Trump chega à Assembleia na ONU em NY
Kylie Cooper/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) que o país passará a impor novas tarifas a partir de 1º de outubro. A medida irá atingir a importação de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro.
O anúncio foi feito pelo republicano em sua rede social, com a justificativa de proteger os fabricantes locais diante do que classificou como uma “inundação” desses produtos nos EUA. Ele também citou “razões de segurança nacional”. De acordo com Trump, as tarifas vão de 25% a 100%.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Produtos farmacêuticos
A tarifa mais alta, de 100%, será para itens farmacêuticos. O republicano afirmou que a taxa será aplicada à importação de medicamentos de marca ou patenteados, exceto nos casos em que a empresa esteja construindo fábricas no território americano.
“Estar construindo’ será definido como ‘início das obras’ e/ou ‘em construção’. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu.
Trump anuncia tarifas sobre produtos farmacêuticos
Reprodução/Truth Social
Caminhões pesados
Para caminhões pesados, Trump anunciou tarifa de importação de 25%. O republicano afirmou que o objetivo da medida é proteger os fabricantes locais da “concorrência externa desleal”.
Embora tenha mencionado caminhões “grandes”, Trump não especificou quais modelos seriam afetados. Segundo ele, a medida deve beneficiar fabricantes americanos como Peterbilt, Kenworth e Freightliner.
“Precisamos que nossos caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes, por vários motivos. Mas, acima de tudo, por razões de segurança nacional!”, acrescentou.
Trump anuncia tarifas sobre caminhões pesados
Reprodução/Truth Social
Móveis e itens de cozinha e banheiro
Trump afirmou que irá impor, também a partir de 1º de outubro, uma tarifa de 50% sobre todos os armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos associados importados pelo país. Para móveis e estofados, a taxa será de 30%.
“O motivo para isso é a grande ‘INUNDAÇÃO’ desses produtos nos Estados Unidos por parte de outros países”, declarou o republicano.
“Trata-se de uma prática muito injusta. Mas precisamos proteger, por razões de Segurança Nacional e outros fatores, nosso processo de manufatura”, concluiu o presidente.
Trump anuncia tarifas sobre móveis
Reprodução/Truth Social
Em atualização.
