Defesa de Vorcaro mostra novos documentos e volta a negar fuga
A defesa do empresário Daniel Vorcaro divulgou nesta terça-feira (25) documentação complementar do Banco Central (BC) que, segundo advogados, afastaria suspeitas de tentativa de fuga do país. Eles afirmaram ainda que o BC tomou conhecimento da tentativa de venda do Banco Master.
Estes novos documentos foram apensados ao processo judicial que levou à prisão de Vorcaro e outros executivos ligados ao banco Master.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a defesa, tais documentos comprovariam que Vorcaro comunicou, em reunião de 17 de novembro, que seriam divulgadas no mesmo dia as tratativas de venda das instituições do Conglomerado Master, incluindo o anúncio da venda do Banco Master para o grupo de investidores nacionais Fictor;
O banqueiro ainda informou que enviaria imediatamente a documentação da operação ao BC, o que, segundo a nota, aconteceria no mesmo dia 17, conforme já declarado anteriormente à imprensa.
Vorcaro teria notificado o BC de que viajaria a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos para assinatura de contrato e anúncio da operação com um grupo de investidores estrangeiros que também passariam a integrar o bloco acionário do Banco Master.
O banco também teria avisado que avançaria na venda da Will Financeira e do Banco Master de Investimentos, com previsão de anúncios ao longo daquela semana.
A defesa sustenta que essas informações demonstram que a viagem de Vorcaro a Dubai estava prévia e formalmente comunicada ao regulador, em contexto de reestruturação societária do conglomerado, e não como tentativa de evasão.
“Ficam absolutamente afastadas as especulações de tentativa de fuga de Daniel Vorcaro, que, na verdade, buscava – e continuará buscando – soluções de mercado hígidas para o Conglomerado Master, com boa-fé, transparência e deferência ao regulador”, afirma a nota.
Transferência para presídio
O dono do Banco Master, o banqueiro Daniel Vorcaro, foi transferido na segunda para o Centro de Detenção Provisória 2, em Guarulhos (SP). A prisão do empresário foi realizada no aeroporto de Guarulhos pela Polícia Federal (PF) na noite de 17 de novembro, quando ele se preparava para embarcar rumo à Europa.
Outros sete presos envolvidos na Operação Compliance Zero também foram transferidos: alguns para o presídio da Papuda, em Brasília, e outros para o CDP de Guarulhos, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

