Ministro de Minas e Energia explica que apagão ocorreu por falha elétrica localizada: 'Não foi falta de energia'

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou nesta terça-feira (14) o que aconteceu durante a madrugada que causou um apagão que afetou o Distrito Federal e ao menos 13 estados, em todas as regiões do país.
Como a pasta já havia informado, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
O ministro frisou que foi uma “falha elétrica” pontual, e que o desligamento não ocorreu por “falta de energia”.
Oito estados e DF registram apagão nesta madrugada
“Aconteceu um problema elétrico em uma subestação de grande porte no Paraná, uma subestação da Eletrobras, que gerou e cadeia, naturalmente, e isso funciona de forma muito organizada e praticamente de forma automatizada pelo nosso Operador Nacional de Sistema, para que não haja uma interrupção de maior porte no Brasil, o sistema perdendo uma subestação desse volume de energia, ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo, em alguns estados, onde é necessário fazer uma reprogramação da carga”, afirmou.
“Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão a gente sempre lembra esses tristes episódios de 2001 e 2021, que aconteceram por falta de organização. Hoje não, estamos com muita energia”.
– Esta reportagem está em atualização.