Presidente do conselho da Nestlé deixará cargo após demissão de CEO


Logo da Nestlé na sede da empresa em Vevey, na Suíça, em 25 de novembro de 2024.
REUTERS/Denis Balibouse
A Nestlé informou nesta terça-feira (16), que o presidente do conselho de administração, Paul Bulcke, decidiu deixar o cargo, dias depois que a gigante do setor de alimentos demitiu o presidente-executivo Laurent Freixe por não revelar um relacionamento amoroso com uma subordinada.
Paul Bulcke será sucedido pelo vice-presidente do conselho, Pablo Isla, a partir de 1º de outubro. Ele deveria deixar o cargo apenas em abril de 2026.
“Este é o momento certo para eu me afastar e acelerar a transição planejada”, disse Bulcke.
O Financial Times informou na semana passada que os investidores da Nestlé haviam solicitado que Bulcke deixasse o cargo devido à saída de um segundo presidente-executivo em pouco mais de um ano.
Laurent Freixe foi demitido por manter um relacionamento secreto com uma funcionária
Nestle
No começo deste mês, o CEO da empresa, Laurent Freixe, foi demitido depois que uma investigação interna revelou que ele mantinha um relacionamento amoroso com uma funcionária que estava sob sua supervisão direta.
Philipp Navratil, executivo com mais de 20 anos de experiência na Nestlé, assume o cargo. Segundo comunicado da Nestlé, a conduta viola o Código de Conduta da empresa, que proíbe relacionamentos hierárquicos para evitar conflitos de interesse.
📎 No Brasil, a legislação não proíbe relacionamentos no ambiente de trabalho, mas a empresa pode adotar regras internas para evitar que casais prejudiquem a hierarquia ou a produtividade. (veja abaixo o que diz a lei)
A investigação foi conduzida pelo presidente do conselho da Nestlé, Paul Bulcke, e pelo diretor independente Pablo Isla, com o apoio de advogados externos. Segundo Bulcke, a decisão foi difícil, mas necessária.
“Os valores e a governança da Nestlé são fundamentos sólidos da nossa companhia. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço”, disse o presidente.
Novo CEO
O novo CEO da multinacional é Philipp Navratil. Ele ingressou na empresa em 2001 como auditor interno e, desde então, ocupou diversos cargos de liderança em diferentes países.
Navratil liderou operações em Honduras e México, coordenou a estratégia global das marcas Nescafé e Starbucks e, mais recentemente, esteve à frente da Nespresso, acelerando o crescimento da empresa.
Em janeiro de 2025, Navratil integrou o conselho executivo da Nestlé e agora assume o cargo de CEO.
De acordo com o conselho, a substituição do CEO não deve mudar os rumos da empresa. O objetivo é manter o plano de crescimento em andamento e continuar priorizando eficiência.
“Philipp é reconhecido por conseguir entregar resultados mesmo em ambientes desafiadores. Estamos confiantes de que ele vai impulsionar nossos planos de crescimento sem perder o ritmo”, disse Bulcke.
Em seu primeiro pronunciamento como CEO, Navratil disse estar “honrado” com a confiança recebida e prometeu dar continuidade ao trabalho da empresa.
“É um privilégio assumir a responsabilidade de liderar a Nestlé rumo ao futuro. Estou ansioso para trabalhar em alinhamento com o conselho e intensificar a criação de valor”, afirmou.
Com informações da agência de notícias Reuters.
Traição no trabalho dá justa causa? Entenda o que diz a lei

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.