Governo diz que incêndio em subestação no Paraná causou falta de energia durante a madrugada


Oito estados e DF registram apagão nesta madrugada
O apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (14) foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, diz o Ministério de Minas e Energia. Ainda não se sabe o que causou o fogo.
🕯️ Faltou energia na sua cidade? Mande o seu relato ao g1.
Segundo nota divulgada nesta manhã, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início à 0h32. Um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts).
O SIN é um sistema de grande porte que conecta usinas e linhas de transmissão em todo o país. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Relatos na internet falam em apagão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.
Ainda segundo a nota, a recomposição das cargas se deu de maneira controlada. E, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30.
A falta de energia durou de 8 minutos a 1 hora em algumas regiões. Em São Paulo, a falha atingiu 937 mil clientes da Enel. Na região metropolitana do Rio, 277 mil clientes foram impactados, enquanto na capital a falha afetou cerca de 450 mil pessoas.
Energia elétrica
Reprodução/Bom Dia Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.